quarta-feira, 13 de junho de 2007

Por Débora Darido - Aparecida


A Saga e a Trajetória do povo libanês em Aparecida


Meu projeto consiste em escrever um livro-reportagem retratando a trajetória (Líbano – Brasil), a saga, a história e a cultura dos libaneses que vivem em Aparecida. Seria impossível entrevistar um a um, já que hoje são mais de 65 famílias que moram na cidade, entre 1ª e até 5 ª geração, e 9 milhões no Brasil, mais do que no próprio Líbano, onde apenas 3 milhões de libaneses residem.



Por fazer parte de uma família de origem libanesa, já que meu avô paterno, Youssif Nagib Darido, imigrou para o Brasil em 1951, pós 2ª Guerra Mundial, com sua esposa, Marie El Goussain Darido, e seus três filhos, Labibe, com 10 anos, Chafic (meu pai) com 5 anos e Tony, 2 anos, muitas vezes fui questionada por diferentes pessoas sobre vários assuntos relacionados a minha família.



A realidade dos libaneses em Aparecida hoje é a de um povo que trabalha muito, e possui grandes posses. São poucos os libaneses da primeira geração de cada família que residem na cidade, já que muitos deles já faleceram, mas deixando suas raízes fortes e seus filhos cuidando de seus negócios.



Deixar um registro da história desse povo em forma de livro também é um dos meus interesses, já que não podemos encontrar, até os dias de hoje, nenhuma obra que relata a história dos
imigrantes libaneses detalhadamente, tornando mais claro para as pessoas as verdadeiras ambições e aflições passadas por esse povo, que muito sofreu por deixar para trás sua terra amada.



Espero, através desse livro-reportagem contar de forma atraente o que estes imigrantes tão interessantes vieram aqui buscar e encontraram, a ponto não mais querer deixar o Brasil, muitos deles até se naturalizaram brasileiros para garantir sua estadia no país.



Débora Darido
deboradarido@hotmail.com
Estudante de Jornalismo

Nenhum comentário: